top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Carta a um adolescente em crise

  • Foto do escritor: Osvaldo Melo
    Osvaldo Melo
  • 10 de ago. de 2017
  • 4 min de leitura

Olá mano!

Resolvi escrever porque percebi o quanto tem sido difícil pra você entender as mudanças que vem acontecendo na sua vida.

Em primeiro lugar, quero te dizer que nem sempre as crises são negativas. Podemos gerenciá-las para que seu resultado seja o mais brando e positivo possível. O fato de você procurar ajuda já é um grande começo.

Sei que é um período punk. Formação de uma identidade, muitos conflitos internos, busca por aceitação de si mesmo e perguntas que parecem não ter respostas.

É muito comum que algumas dificuldades acabem refletindo nas suas emoções. Afinal, tudo é muito novo.

Às vezes é um mau humor, vindo não se sabe de onde, uma irritação em relação a tudo o que os outros fazem ou dizem, principalmente quando esses outros são seus pais ou irmãos.

Parece que de uns tempos pra cá tem brigado mais com eles, muitas implicâncias bobas ficando a sensação de que ninguém é capaz de entender seus sentimentos ou pensamentos...

Um verdadeiro turbilhão que acaba te deixando numa bad terrível.

Eles te perguntam o que está acontecendo, você até chega a falar sobre os problemas, fala da escola mas não sabe explicar direito os motivos de tudo isso.

Você sente uma forte pressão social... tem que usar certos tipos de roupas, fazer o penteado certo no cabelo e dominar determinados assuntos para ser aceito pela galera do grupo...

Apesar de isso ser pesado pra você, quando fala pra outras pessoas, algumas desdenham de ti pois não faz sentido para elas. “Como pode uma ‘besteira dessas’ te pressionar tanto?”... alguns dizem.

Não bastasse isso, muitas são as angústias em relação ao futuro. Incerteza a respeito de quais sonhos conseguirá realizar e sobre o medo de não conseguir tudo aquilo que deseja.

O pensamento vai na necessidade de definir seu futuro profissional tendo que se preparar bem para ele. Vestibular, escolha da profissão, o primeiro emprego... é tenso!

Em paralelo, você desperta para o amor, procura se relacionar, ser atraente para alguém... Muitos amores, paixões e também intensas desilusões.

Seu corpo também está mudando. Não se tem mais aquela aparência de quando criança. A voz muda, o rosto enche de espinha e você parece mais forte por fora, só que por dentro é um poço de dúvidas e angústias.

Numa busca por si mesmo, acaba percebendo uma certa indefinição de quem você realmente é, e qual é seu lugar no mundo. De onde vim? Por que estou aqui? Para onde vou?

Parece que a personalidade está indefinida, o comportamento é contraditório e o sentido da vida não tem feito muito sentido no seu universo... Assim como você, senti na pele a maioria desses problemas!

Talvez numa intensidade diferente, com características diferentes mas, de forma geral, foram dores parecidas.

Falo isso porque a sensação de dificuldade não é uma regra para todos. Muitos jovens passam pela adolescência de forma tranquila afinal, cada um vivencia a vida de uma maneira diferente.

De qualquer jeito, são muitos conflitos e nem todo mundo consegue lidar bem com eles.

Talvez você esteja sentindo-se desvalorizado, incompreendido, angustiado. A grande parte dos jovens passam por isso que costumamos chamar de crise da adolescência.

Geralmente, a grande dúvida de muitos adolescentes, assim como você é se os sentimentos acerca desse período são normais ou se são o indício de um desajuste. Fique tranquilo pois é normal!

Tudo bem, existe casos e casos, mas de forma geral, é natural que embates dessa natureza aconteçam durante a adolescência.

Conflitos não se resolvem facilmente, porém não são impossíveis de se resolverem. É um processo que precisa ser vivido com ajustes e orientação sempre em prol de buscar superá-los da melhor forma.

Saiba que a insatisfação com vários aspectos da própria vida, dificuldades em casa, as incertezas sobre o amor e as angústias em torno da profissão acompanham as pessoas pela vida afora.

Em alguns momentos, com mais força; em outros, de forma mais branda. Isso não é ruim. Afinal, são essas angústias que fazem com que nos movimentemos procurando mudanças que melhorem nossas vidas.

O que há de especial em todos esses conflitos durante a adolescência é que eles nos mostram que estamos crescendo, amadurecendo. Administrar esses conflitos é uma outra aprendizagem importante dessa época.

À medida que nos compreendemos melhor e percebemos com mais clareza nossas dificuldades, nossas relações com as outras pessoas se tornam mais fáceis, e a sensação de incompreensão diminui.

Quando aprendemos a lidar com as incertezas, ficamos mais fortes para fazer as mudanças necessárias. É esse o sentido de todas as dúvidas que povoam a adolescência.

Os conflitos não desaparecem com o fim da adolescência e a entrada no chamado mundo adulto. Eles são uma oportunidade para aprendermos a identificar nossas dificuldades e a lidar com elas.

É por isso que, apesar de incômodos, os conflitos são importantes. Passar por eles certamente não é uma tarefa fácil, mas pode ser uma grande experiência para toda a vida.

Essa situação que você está passando reflete um momento único da existência. Apesar de todas as coisas negativas que podem acontecer nessa fase, precisamos reconhecer que é um período de muitas alegrias também.

Você pode aproveitar ao máximo identificando e crescendo com as oportunidades. Geralmente nossa adolescência tende a ficar marcada para toda vida em nossas memórias.

Sugiro que você busque fazer dessa experiência algo especial. No que depender de você, seja feliz. Valorize sua família e ouça aqueles que te amam e podem te orientar.

Busque ser prudente e cuidadoso. Não extrapole os limites principalmente os da saúde. É preciso saber que todo ato tem suas consequências.

Sobre os problemas? É preciso ter paciência e procurar resolvê-los da melhor forma. Quando adultos, os problemas e angustias também acontecem e precisaremos saber lidar com isso.

Ocorre que a adolescência é uma fase que se operam mudanças muito grandes e mudanças com as quais nem sempre nos acostumamos rapidamente.

Não esqueça que esse é um momento maravilho de descobertas, possibilidades e amadurecimento.

Se sua dor apertar muito procure um profissional que possa te ouvir, te acolher e cuidar de você.

Conte sempre comigo.

Um forte abraço,

Tamojunto!

Recife, 10 de agosto de 2017.

 
 
 

Comments


Psicólogo e Coach com atuação na área clínica e organizacional. Tem desenvolvido seu trabalho a partir do público jovem e adulto com palestras, assistência psicológica e orientação profissional 

  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
Osvaldo Melo
Serviços

Psicoterapia

A clínica em Psicologia é um espaço para atender o outro em sua singularidade, ouví-lo e ajudá-lo a fim de proporcionar redução do sofrimento, alívio emocional, autoconhecimento e ajustamento criativo para as demandas pessoais e sociais do individuo. Realizamos intervenção psicoterapêutica em adolescentes, jovens, adultos e grupos na abordagem psicanalítica.

Coaching de vida e carreira

O Processo de Coaching auxilia na descoberta do direcionamento de sua vida pessoal e profissional. Com foco no comportamento, contribui para que o indivíduo consiga definir corretamente seus objetivos, metas, valores e ações necessárias para alcançar os melhores resultados. A essência do coaching está em fornecer suporte de aprimoramento, transformação e evolução para desenvolver habilidades e maximizar o potencial.

Palestras e Workshops

Ministramos palestras e workshops em escolas, empresas, ong's e afins, alinhando teoria e prática com temáticas de saúde mental e desenvolvimento pessoal voltadas para família, educadores, líderes e gestores . Nossa ênfase é oferecer conteúdo acessível mas sem perder a cientificidade usando a psicologia como plataforma e a humanização como base de reflexão.

Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page