top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

O que o mercado de trabalho espera dos jovens?

  • Foto do escritor: Osvaldo Melo
    Osvaldo Melo
  • 15 de set. de 2017
  • 4 min de leitura

O mercado de trabalho é um espaço de comércio, trocas, oferta de serviços e produtos, que funciona de forma interligada e vem mudando em uma velocidade enorme. Além das constantes mudanças, cada vez mais a competitividade entre empresas e profissionais vem aumentando.

Diante de um ambiente tão competitivo como vivenciamos, um dos principais desafios para os jovens está em conseguir o primeiro emprego. Apesar das oportunidades que o mercado oferece, as empresas ainda encontram dificuldades de oferecer vagas para pessoas sem experiência e/ou com pouca qualificação.

É bem verdade que existem jovens profissionais com pouco conhecimento técnico necessário para exercer as muitas funções que o mercado exige – a baixa qualidade da educação no Brasil é, de fato, um desafio enorme a se vencer. Outros, por sua vez, buscam se capacitar superando os desafios e acabam ficando bem mais preparados tecnicamente para os cargos. Ainda assim, são barrados pela falta experiência prática.

A maioria das empresas preferem admitir pessoas já com experiência e competência comprovada, e isso nem sempre é possível vindo de um jovem profissional.

Apesar do cenário atual ser (a princípio) desfavorável, nem tudo está perdido!

A competitividade que falamos acima também tem seu lado bom. As empresas estão sendo obrigadas cada vez mais a investir em talentos e capacitação de mão de obra para se diferenciarem positivamente das demais; e os jovens saem na frente junto a esse contexto.

A notícia é boa, mas não podemos ficar parados esperando alguém investir em nosso capital intelectual Dificilmente alguém irá até nossas casas para chamar ao trabalho. Nossa atitude deve ser: ir atrás!

Podemos nos dedicar à trabalhos voluntários, estágios e programas de jovens aprendizes ou trainees, onde mesmo sem o reconhecimento inicial financeiro (baixa remuneração), estaremos fortalecendo nosso aprendizado na pratica e ficando muito mais evidentes quando a empresa por necessidade própria precisar investir na contratação ou treinamento dos seus jovens profissionais.

Precisamos ter em mente que nossa carreira será composta por um passo de cada vez, sendo assim, podemos nos dedicar a cargos mais operacionais no início de nossa vida profissional para adquirirmos maturidade e conhecimento prático, para depois nos direcionarmos a cargos mais estratégicos.

A pratica do dia a dia vale muito, e por isso precisamos saber que somente a faculdade e o curso técnico não nos trarão diferenciais competitivos de mercado. Mas com o conhecimento teórico adequado e a pratica conquistada através de pequenos cargos e atividades, sairemos fortalecidos, e nos tornaremos profissionais concorridos no mercado.

O cenário está a nosso favor, sabendo que as empresas pela exigência de mercado terá que oferecer programas de aprendizagem para jovens que é porta de entrada para o mercado. Cabe a nós decidir se queremos a partir de então sair na frente, ou ficar lamentando que as oportunidades de nossos sonhos não acontecem por culpa da sociedade, de nossa família, da escola…nunca admitindo que os verdadeiros culpados, somos nós mesmos.

Além do conhecimento técnico e prático, características comportamentais são de fundamental importância para o sucesso dentro das organizações.

Precisamos também desenvolver habilidades pessoais e os valores considerados necessários pelas empresas para enfrentar a complexidade do mercado atual e as oportunidades que surgirem.

Diante disso, achamos salutar compartilhar as seis principais características que o mercado de trabalho espera de você:

1 - Iniciativa / Liderança

Não esperar ordens para se mover. Fazer em primeiro lugar. Propor, sugerir, antecipar. Ter a habilidade para convencer e/ou motivar as pessoas a fazer algo, tanto por atos, quanto por palavras e exemplos. Seja proativo. Seja auto motivável;

2 - Credibilidade / Flexibilidade

Capacidade de criar coisas novas; espirito inventivo; olhar um assunto por vários ângulos. Estar preparado e predisposto para mudanças. Ser adaptável. Ouvir e procurar compreender a motivação dos outros;

3 - Trabalho em Equipe

Gostar de trabalhar em grupo. Capacidade de se alinhar com pessoas que trabalham na mesma tarefa, ou que unem os esforços com um mesmo proposito. Ter o espirito de solidariedade que anima os membros de mesmo grupo;

4 - Capacidade de aprender e mudar

Gostar de coisas novas, ser curioso. Capacidade de procurar as respostas por si mesmo. Observador. Buscar entender o porquê das coisas. Capacidade de modificar, transformar, converter seu comportamento em função de fatos novos;

5 - Respeito a opinião alheia

Tratar alguém ou alguma coisa com cuidado, atenção, deferência; ter consideração, reverencia. Capacidade de entender motivações diferentes das suas. Aceitar a diversidade, a divergência e a variedade de opiniões e comportamentos. Saber ouvir. Não se irritar por bobagem;

6 - Visão de cliente

Ter a visão de que a pessoa que compra ou usa um bem ou serviço entregue por você (dentro ou fora da empresa) é o principal mantenedor do seu emprego. Entender qualidade como satisfação e superação das necessidades do cliente. Querer fazer sempre melhor;

Nosso objetivo com esse texto não é exigir dos jovens iniciantes no mercado de trabalho algum tipo de perfeição, mas sim, informar e orientar tanto acerca dos desafios das habilidades são imprescindíveis para o sucesso.

Sabemos que todos nós temos limitações e nem sempre conseguiremos desenvolver todas as habilidades citadas. Calma! Tudo isso se alcança através de um exercício diário da busca pelo aperfeiçoamento.

Além disso, manter uma atitude positiva e proativa para a construção da própria vida e escolher focar a mente naquilo que é positivo será importante mesmo que no início as dificuldades surjam.

Os jovens profissionais podem buscar se comprometer a serem pessoas do bem, que agregam coisas boas ao mundo por meio de seu trabalho, assim, serão concorridos e valorizados no mercado de trabalho.

Como diria Robert Collier: “O sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos dia sim, e no outro dia também”.

Referencias eletrônicas

http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/desafios-do-mercado-de-trabalho/

https://educacao.uol.com.br/colunas/leo-fraiman/2014/09/18/desafios-do-mercado-de-trabalho.htm

Adaptado por

Psicoadolescer.com

 
 
 

Comments


Psicólogo e Coach com atuação na área clínica e organizacional. Tem desenvolvido seu trabalho a partir do público jovem e adulto com palestras, assistência psicológica e orientação profissional 

  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
Osvaldo Melo
Serviços

Psicoterapia

A clínica em Psicologia é um espaço para atender o outro em sua singularidade, ouví-lo e ajudá-lo a fim de proporcionar redução do sofrimento, alívio emocional, autoconhecimento e ajustamento criativo para as demandas pessoais e sociais do individuo. Realizamos intervenção psicoterapêutica em adolescentes, jovens, adultos e grupos na abordagem psicanalítica.

Coaching de vida e carreira

O Processo de Coaching auxilia na descoberta do direcionamento de sua vida pessoal e profissional. Com foco no comportamento, contribui para que o indivíduo consiga definir corretamente seus objetivos, metas, valores e ações necessárias para alcançar os melhores resultados. A essência do coaching está em fornecer suporte de aprimoramento, transformação e evolução para desenvolver habilidades e maximizar o potencial.

Palestras e Workshops

Ministramos palestras e workshops em escolas, empresas, ong's e afins, alinhando teoria e prática com temáticas de saúde mental e desenvolvimento pessoal voltadas para família, educadores, líderes e gestores . Nossa ênfase é oferecer conteúdo acessível mas sem perder a cientificidade usando a psicologia como plataforma e a humanização como base de reflexão.

Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page